sábado, 13 de abril de 2013

Radioatividade e cidadania: uma abordagem interdisciplinar


A radioatividade é um tema bastante difundido na sociedade, uma vez que estamos constantemente em contato com ela, seja sobre seus raios ou sobre suas notícias na mídia. Em muitos casos a população apresenta certos temores com relação a ela, um dos fatores que leva a esta situação é o fato de a divulgação científica a cerca desse assunto ser realizada de forma incorreta, seja na escola ou nos meios de comunicação.
A abordagem desse assunto é de extrema importância, pois pode desmistificar alguns conceitos errôneos e também, fazer com que a radioatividade seja conhecida e compreendida de forma correta.
Para tanto, nosso objetivo com a elaboração deste blog é tratar da radioatividade na perspectiva do enfoque científico, a partir da análise das diversas áreas do conhecimento: ciências exatas, ciências humanas, ciências da natureza e ciências agrárias.
Isso deve ocorrer para que possamos avaliar por que ocorre esse fenômeno, os efeitos biológicos e ambientais da radioatividade e radiações ionizantes, conhecer medidas de proteção contra as mesmas, suas potencialidades de uso nas atividades econômicas, sua importância ao longo da história, a destinação correta dos resíduos radioativos, dentre outros, contribuindo para a formação do saber cientifico crítico do cidadão.
Muito obrigado pela visita, espero que gostem e que possam a partir daqui serem mais conscientes e politizados sobre a radioatividade!

Um comentário:

  1. O blog ficou ótimo, criativo, inteligente. Fiquei satisfeita com o resultado do trabalho!

    ResponderExcluir